Voltando a questão do profissional diante a ausência de testes
bioquímicos, tema que propositalmente foi colocado de lado na postagem
anterior, percebe-se que a conduta ideal é possível (pois é abrangida na
formação médica) mas tem tomado distancia do caminho muitas vezes adotado pelos
profissionais, problemática que será enfatizada neste presente texto.
Os exames bioquímicos têm, sem dúvida, grande importância para um
diagnóstico hospitalar, mas nem por isso eles são indispensáveis, como se tem pensado. A verdade, é que o mesmo não
impossibilita a presença de outros exames, menos complexos e viáveis diante a
condição que nos é apresentada. Dentre eles, cito um exame de fundamental
importância na prática médica de rotina, que é o exame clínico, que é o exame
físico acompanhado de anamnese, e do conhecimento prévio do perfil
epidemiológico da região.
Abaixo, segue-se uma conceituação de termos que poderão ser encontrados
ao longo da temática do blog:
Exame Físico:
Conjunto de técnicas e manobras de alguns profissionais de saúde com o
intuito de diagnosticar uma doença ou problemas de funcionalidade,
entre outros. Os profissionais de saúde que se utilizam desse instrumento visam
a detecção de anormalidades para possíveis intervenções e para prevenção do
agravamento do estado do paciente. O exame físico pode utilizar aparelhos, tais como: estetoscópio, esfigmomanômetro, termômetro,
entre outros objetos de fácil transporte e básicos de um médico, independente
do seu campo de atuação.O exame físico pode ser geral ou focal e se divide em
quatro etapas: inspeção, ausculta, palpação e percussão.
Essas técnicas podem ser aperfeiçoadas com paciência, prática e perseverança.
Vale ressaltar que o sentido do exame deve ser céfalo-podálico (indo da cabeça
aos pés).
Inspeção: exige a utilização do sentido da visão.
Tem como objetivos detectar dismorfias, distúrbios do desenvolvimento, lesões
cutâneas, presença de catéteres e tubos ou outros dispositivos.
Palpação: obtenção do dado através do tato e da
pressão (para regiões mais profundas do corpo). Identifica modificações na
estrutura, espessura, consistência, volume e dureza.
Percussão: através de pequenos golpes, é possível
escutar sons. Cada estrutura tem um som característico. Os sons obtidos podem
ser: maciço (onde o local tocado é "duro", pode indicar hemorragia
interna ou presença de secreções), timpânico (indica presença de ar), som claro
pulmonar (indica presença de ar nos alvéolos)
Ausculta: procedimento que detecta sons do
organismo, só que diferente da percussão, esse procedimento usa aparelhos para
auxílio, por exemplo o estetoscópio.
Anamnese:
do grego ana, trazer de novo e mnesis,
memória, anamnese é uma entrevista realizada pelo profissional de
saúde ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de
uma doença ou patologia. Em outras palavras, é uma entrevista que
busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa
doente.
Tendo
feita uma conceituação introdutória, passemos para a análise individual de cada
uma dessas componentes do exame clínico, assunto retratado nas próximas
postagens.